Sambas Portelenses

Aqui você terá facilidade para achar o verdadeiro SAMBA!

quarta-feira, 12 de julho de 2023

PORTELA 2024 (Jorge do Batuke e cia - Concorrente)


PORTELA 2024
ENREDO:  UM DEFEITO DE COR
SAMBA CONCORRENTE

Compositores: Jorge do Batuke, Claudinho Oliveira, Zé Márcio Carvalho, Leko 7, Romeu D´Malandro, Silas Augusto e Araguaci

Intérpretes: Zé Paulo Sierra e Tem-Tem Jr.

A benção, mãezinha, "Mahin" é de fé 
Luzia em Luisa, na áurea um axé 
Seu filho voltou, voou e venceu 
Do infindo azul, um sonho nasceu 
Aos olhos da Águia altaneira, sou eu!

Okê-okê Arô, Oxóssi caçador 
Vi aos pés da gameleira, Yroko! 
Oxum padroeira, num canto de amor 
Pergunto onde está o defeito da cor?

No pensamento, será na sabedoria? 
No preceito, na magia que herdei de Daomé? 
Resistência é a força que nos guia 
E o fogo da justiça queima tudo que vier

Ôôôô! Ôôôô! 
Oxé sagrado é machado de Xangô 
Kaô Kabecile, kaô! 
Kaô, meu pai Xangô! (BIS)

Seca o pranto, acalanta o coração 
Nessa imensa solidão, que é o mar de Yemanjá 
Toda preta mergulhada em agonia 
É a noite em pleno dia 
Com histórias pra contar

Pela tua identidade, alma Jeje de menina 
Por amor à irmandade, nêga flor te acolheu 
Naê Rainha te levou até as minas 
Rosa de Todos os Santos 
Onde a liberdade floresceu

Valeu a luta, mulher Mãe heroína 
Não se culpe, mulher 
Estou aqui por você 
Por nossa gente, que tentaram esconder 
Se prometeram nos matar 
Prometemos não morrer 
Se prometeram nos matar 
Nós vamos sobreviver

Eu sou Portela 
Quero o que é meu de direito 
Consertando o defeito que a história escreveu 
Eu sou a "Gama" preta nessa claridade 
Portelense de verdade 
Povo preto que venceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário