Sambas Portelenses

Aqui você terá facilidade para achar o verdadeiro SAMBA!

quarta-feira, 12 de julho de 2023

PORTELA 2024 (Noca da PORTELA e cia - Concorrente)


PORTELA 2024
ENREDO:  UM DEFEITO DE COR
SAMBA CONCORRENTE

Compositores: Noca da Portela, Claudio Russo, Lico Monteiro, Leandro Thomaz, Orlando Ambrosio, Marcelo Lepiane e Rodrigo Peu 

Escrevo nestas mal traçadas linhas 
A mãe preta feito a minha que a luta não faltou 
Aquela que se ergueu sobre a senzala 
E me fez um mestre sala da justiça e do valor 
Lágrimas eu tenho feito um rio em Daomé 
Volto com o vento pra honrar a sua fé 
Invoco toda ancestralidade em cada irmão 
Na escuridão do mar à luz de Iemanjá 
Destino que aporta nesse chão

Sob o azul do seu axé... 
Oh! Mãe Naê 
Nas minas do Maranhão vi florescer 
O poder do seu Vodun e no ouro de Oxum 
Liberdade pra viver

Só Xangô pôde entender o que senti 
Nos teus passos, minha mãe, fui aprendiz! 
Me ensinou como vencer, trouxe a força de um malê 
Que construiu meu país

Quem me guiou... Orunmilá 
Sou traço do ifá no ilê Brasil 
Me olhando te vejo, te lendo me enxergo 
Eu sou a balança, a revolta, o martelo 
Sou voz... 
Que o samba permeia, teu sangue na veia 
Escolta de amor 
Escultura em melanina 
A obra prima do meu criador 
E se um dia te disserem que as cores te diferem 
Lute feito a mãe preta que me ensinou 
Que o tom da minha pele 
Jamais seria um defeito de cor

Yà Ilê axé... Portela! 
Me embala em teu colo... Portela! 
É o porto onde pude enfim 
Longe de mim te encontrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário