Sambas Portelenses

Aqui você terá facilidade para achar o verdadeiro SAMBA!

terça-feira, 11 de julho de 2023

PORTELA 2024 (Paulo César Feital e cia)


PORTELA 2024
ENREDO:  UM DEFEITO DE COR
SAMBA CONCORRENTE

Compositores: Paulo César Feital, Rafael Faustino, Raphael Gravino, Rodrigo Guerra, Madalena Simões, Allan Corrêa e Pirique Neto 
Intérpretes: Dowglas Diniz e Rafael Faustino 

De Mahin nasceu o meu matriarcado 
O axé da minha ancestralidade 
E o grito que ecoou do ventre renegado 
Ressoa em todo canto 
Como um canto de igualdade 
Meu nome é Luís Gama 
Eis aqui o teu legado: Okolofé, Kehinde! 
Ó, Mãe da Liberdade! 
Enfrentaste o desatino, negaste o peso da cruz 
Se essênio, devia ser preta a pele de Jesus

Odoyá, Iyá Luiza! 
À África voltaste pra tentar me encontrar 
Mas eu vivo em ti, você em mim, mamãe Luiza 
Meu corpo é o teu corpo, e o nosso verbo é o verbo amar
Kehinde! Brilha tua luz na Encantaria 
És menina jeje do clã de Daomé… 
Vale mais que ouro nossa alforria 
Santa heroína de cada mulher! 
Que orgulho, mãe, da tua voz entre os malês! 
Para o preto? 
Ainda a justiça não se fez! 
Um negro jurista quanto hoje valeria? 
A arroba em réis? 
Tanto faz, padeceria… 
Sou herança de Taiwo, Durojaiwé 
Peço as bênçãos de Xangô a essa mátria não gentil 
Eu assino aqui, Luis Gama, Omotundé! 
Com todo meu amor, à Rainha do Brasil!

Odara, ê! 
A Portela é meu ylê, onde finda a saudade… 
Yabá, emoriô! Meu ifá alafiou, Negra Majestade! 
Por mais que tentem nos sucumbir 
Ser teu filho e ser mãe preta são atos de resistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário